quarta-feira, 11 de maio de 2011

Energia da biomassa

   Biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. Sua energia é derivada de plantas cultivadas, sendo bastante ecológica. São os biocombustíveis: etanol, biogás, biodiesel.
   O etanol, extraído do milho, é usado junto com a gasolina, e também é produzido da cana de açúcar. O biodiesel de origem vegetal é usado junto ou puro ao óleo diesel comum.
   As vantagens do uso da biomassa na produção de energia é o baixo custo, o fato de ser renovável, que permite o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
   A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. Uma outra vantagem é a semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis.
   Embora a utilização de biomassa como fonte de energia apresente
muitas vantagens, é importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas.
   A biomassa, por conta da fotossíntese, processo em que as plantas captam energia solar, é bem menos eficiente por metro quadrado do que os painéis solares, sendo que para ter uma boa quantidade de captação de energia por meio de plantas é preciso uma quantidade de terra bem mais extensa.
   Atualmente, os combustíveis extraídos da biomassa são vegetais, como o amido, o açúcar e óleos, mas alguns cientistas estão tentando deixar esses combustíveis líquidos. Outras pesquisas estão visando safras que gerem melhores combustíveis.
   A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

Um comentário: